Todo imóvel requer um sistema hidráulico, que é formado por tubos e conexões, registros, sifões, válvulas, ralos e outras coisas. Para que as instalações sejam bem executadas, é fundamental contar com o trabalho de um bom profissional, especializado na área hidráulica.
Um sistema mal feito só vai trazer complicações, dores de cabeça e muitos gastos extras! Mas não é suficiente se preocupar somente com a mão-de-obra qualificada. Os profissionais também precisam trabalhar com produtos de boa qualidade, que realmente atendam às necessidades do imóvel.
Enfim, para não errar na compra dos materiais, vale a pena tomar alguns cuidados. Continue a leitura e siga algumas dicas!
1. Faça um projeto detalhado do sistema hidráulico
O primeiro passo é planejar o sistema hidráulico. Se ele pertence a uma residência, a um ponto comercial simples, a uma grande empresa, a uma indústria. O dimensionamento é fundamental para acertar na quantidade de materiais e quais as especificações necessárias de cada um.
Talvez alguns materiais extras sejam requeridos, como algum produto específico para conduzir água quente. Os projetos sempre são personalizados, embora existam alguns parâmetros que devem ser seguidos e a possibilidade de aproveitar alguns modelos prontos de sistemas hidráulicos, usados em outros imóveis.
Como se sabe, os arquitetos em geral não assumem a responsabilidade pelo projeto hidráulico e elétrico de uma edificação.
2. Converse com seu cliente para acertar pontos importantes
É conveniente trabalhar junto com seu cliente a fim de obter mais informações sobre o que ele precisa e deseja. Pode discutir com ele os tipos de materiais mais viáveis, levando em conta também as possibilidades financeiras dele.
Por exemplo, em relação aos tubos e às conexões, pode-se optar pela linha roscável ou pela linha soldável. Também pode sugerir a compra da linha PVC de esgoto redux, ao invés dos tubos e conexões de esgoto convencionais. A linha redux se diferencia por oferecer a melhor redução de ruído do mercado.
Enquanto nos sistemas comuns, os ruídos ultrapassam os 20 decibéis, na linha redux, em 1 litro por segundo a propagação de ruído alcança apenas 13,2 decibéis, ou seja, é uma opção muito interessante e pode satisfazer bastante o usuário.
3. Pesquise quais são as melhores marcas do mercado
A marca pode ser um diferencial relevante na hora da compra. Pode mesmo representar a diferença entre comprar um produto funcional de outro, com baixa qualidade e que vai gerar despesas extras em médio ou longo prazo.
Ao adquirir boas marcas, você tem certeza de que tudo sairá conforme foi planejado. Conheça os principais fabricantes de produtos para sistema hidráulico do mercado. Entre eles, vamos citar alguns:
4. Compre em uma loja especializada em equipamentos hidráulicos
O mercado atual é muito disputado em todos os segmentos. É importantíssimo pesquisar bem para comprar em uma loja confiável, que trabalha com boas marcas e oferece preços competitivos. Por isso, convém fazer um orçamento antes de comprar na primeira loja.
A internet facilita essa pesquisa. É possível fazer comparações sem precisar andar de loja em loja. Além disso, também é possível obter referências através dos meios digitais, inclusive das redes sociais como Facebook e Instagram e de sites como o Reclame Aqui.
Outra sugestão é comprar em uma loja que oferece diferentes marcas bem reputadas. Assim, é possível escolher entre produtos de boa qualidade conforme preferências e preços mais acessíveis.
Essas 4 dicas ajudarão você a comprar materiais para um sistema hidráulico eficiente. Não haverá problemas nem durante, nem depois da execução do trabalho. Mas, para isso, planeje tudo antes de começar a obra.
Deseja saber mais sobre marcas de boa qualidade? Então, conheça os principais fornecedores de materiais de construção da Himater.