O serviço de limpeza da caixa d’água pode ser realizado por qualquer pessoa, desde que ela saiba realmente o que está fazendo e tenha cautela, trabalhando com prevenção e segurança. Caso não se sinta confiante para o trabalho, o ideal é contratar um profissional especializado.
Isso porque a maioria das caixas d’água está localizada em locais de difícil acesso, como telhados ou torres. Reservatórios muito grandes também devem ser higienizados por um profissional qualificado.
Em todo caso, a limpeza deve ser feita com regularidade, pois a água é para consumo e uso humano e deve ser limpa. Limpar a cada seis meses é uma maneira de evitar a proliferação de microrganismos nocivos, que podem causar problemas e doenças diversas, tanto em pessoas quanto em animais. Que tal ficar por dentro de algumas dicas para limpar caixa d’água corretamente, com segurança e eficiência?
O que usar e o que não usar?
Para limpar caixa d’água, o correto é usar apenas água sanitária na quantidade ideal. Há uma lista de materiais que não devem ser empregados, embora algumas pessoas os usem de forma inadvertida. Veja alguns deles: escova de aço; palha de aço; vassoura; detergente; removedores; sabão ou produtos semelhantes, inclusive outros produtos químicos, que não a água sanitária.
Como a caixa d’água deve ser mantida?
É fundamental que a caixa d’água, para ficar bem limpa por mais tempo, deva ser mantida sempre bem fechada, com a tampa bem encaixada, evitando brechas por onde possam penetrar sujeira, insetos e até animais menores, como camundongos ou mesmo ratos. Desse modo, é possível evitar a transmissão de doenças graves e a necessidade de fazer limpezas extras.
Como limpar caixa d’água com eficiência?
Agora, vamos mostrar um passo a passo para limpar caixa d’água conforme as orientações da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo):
- Feche o registro ou prenda a boia;
- Antes de tudo, limpe a tampa e retire-a;
- Conserve aproximadamente um palmo de água no fundo da caixa e mantenha a saída tampada, impedindo que a sujeira escoe pelo ralo;
- Passe um pano úmido dentro da caixa d’água, mas, se a caixa for de fibrocimento, ao invés de um pano, utilize uma escova de fibra vegetal ou com cerdas de plástico;
- Remova a água restante e a sujeira com o auxílio de uma pá de plástico, um balde e alguns panos (vá encharcando os panos com água e espremendo no balde);
- Use um pano limpo para secar o fundo;
- Depois que a caixa d’água ficar seca, e mantendo ainda a saída tampada, despeje cerca de um palmo de água e acrescente dois litros de água sanitária (esse volume é para uma caixa d’água de mil litros);
- Espere por duas horas, para que a água sanitária desinfete completamente o reservatório;
- Enquanto deixa o desinfetante, aproveite para despejá-lo sobre as paredes internas da caixa e da tampa, envolvendo as bordas (para esse procedimento, você pode usar uma balde ou caneca plástica);
- Esse procedimento deve ser repetido a cada meia hora até que se completem duas horas;
- Terminadas as duas horas, destampe a saída e deixe a caixa vazia;
- Abra as torneiras e acione as descargas para que todas as tubulações do imóvel fiquem desinfetadas;
- Abra o registro ou libere a boia e utilize a primeira água para limpar pisos e banheiros.
Como você percebeu, é fácil definir a proporção de água sanitária que será usada no processo. Basta considerar que dois litros são suficientes para um reservatório de mil litros! Assim, para uma caixa de dois mil litros, por exemplo, devem ser usados quatro litros de água sanitária.
É da máxima relevância fazer manutenção das instalações hidráulicas e limpar caixa d’água regularmente. Em condomínios, cabe ao síndico se responsabilizar por esse trabalho, garantindo água de boa qualidade para todos os usuários.
O que achou do post? Informativo, interessante? Tirou suas dúvidas? Aproveite para compartilhar nas redes sociais para que outros leitores também possam tirar vantagem dessas informações.