Himater

Você sabe qual a diferença entre registro de esfera e de gaveta?

Conhecer as particularidades de cada um, bem como as aplicações, garantirá o uso adequado e uma instalação hidráulica eficiente.

Seja em ambiente doméstico, comercial ou industrial, o registro desempenha um papel importante na parte hidráulica.

Isso porque são responsáveis por liberar ou interromper o fluxo de água.

Desse modo, cabe aos registros abrir e fechar a rede hidráulica, de modo que enquanto eles estão abertos, o fornecimento de água ocorre normalmente, mas, se por algum motivo você precisar interromper (para manutenções e reparos, por exemplo), basta fechar a sua válvula.

Acontece que apesar de terem funções parecidas, o registro de esfera e o registro de gaveta têm aplicações diferentes! Continue lendo e saiba mais!

Qual a função do registro de esfera?

O registro de esfera tem como função bloquear totalmente a passagem de água pelos canos, isso quer dizer que ele só pode ser usado totalmente aberto ou totalmente fechado, pois possibilita o controle total do fluxo.

Seu uso é muito comum em caixas d’água e sistemas hidráulicos para piscina, máquina de lavar, barriletes e afins, uma vez que ele é mais resistente. Desse modo, a principal diferença entre os dois modelos está justamente na resistência e durabilidade.

O registro de esfera não exige manutenção frequente – apenas quando ele passa a apresentar desgaste. Neste caso, deve ser substituído.

Qual a função do registro de gaveta?

O registro de gaveta também é conhecido como registro geral. Ele desempenha a mesma função do registro de esfera, ou seja, libera e interrompe o fornecimento de água na rede hidráulica.

Assim como a versão anterior, ele também deve ser operado totalmente aberto ou totalmente fechado, de modo que quando há algum tipo de vazamento, normalmente é o registro de gaveta que deve ser fechado.

Recomenda-se, desse modo, que a instalação dos registros de gaveta ocorra próxima aos pontos de uso de cada circuito hidráulico. Isso porque se houver um vazamento no banheiro, por exemplo, você conseguirá bloquear o fluxo apenas daquele local, sem prejudicar o fornecimento do resto da casa.

Mas atenção: é importante não confundir esses dois tipos de registros com os registros de pressão que, por sua vez, além de interromper e liberar, também controlam o fluxo de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *