Quando ocorre um vazamento em casa, temos de saber qual registro devemos fechar até que o conserto seja realizado. Por esse motivo, o conhecimento sobre cada tipo de registro é muito importante para lidar com determinadas situações e até evitar transtornos.
Apesar da variedade existente, todos têm as mesmas funções básicas: o controle ou bloqueio do fluxo de água em uma instalação hidráulica.
Está em dúvida sobre as diferenças entre o registro de pressão e o registro de gaveta? Acompanhe o conteúdo e entenda!
O que é registro de pressão?
O registro de pressão tem a funcionalidade de controlar o fluxo de água apenas em um ponto específico da rede hidráulica — o que usamos para abrir e fechar a torneira da pia da cozinha, do lavatório e chuveiro, por exemplo.
Trata-se de um dispositivo muito presente em nossa rotina, pois serve para controlar o fluxo de água naquele determinado local.
Algumas pessoas definem o registro de pressão como aquele que dá vazão à água para lavar as mãos ou tomar banho.
E o que é registro de gaveta?
Popularmente conhecido como “registro geral”, o registro de gaveta é usado para bloquear completamente a vazão de água em uma rede e está situado na parede. Quando se faz necessário realizar algum reparo (como nos casos de vazamento) ou manutenção é preciso fechá-lo.
O registro geral controla o fluxo de água que sai da caixa d’água, o distribuindo por todo o imóvel. Sua instalação deve ficar perto dos pontos de uso relacionados, portanto, cada circuito hidráulico precisa de um registro de gaveta.
Exemplificando: caso existam dois banheiros em sua residência, o ideal é que se instalem dois desses dispositivos (um registro de pressão e um de gaveta) para cada banheiro. Desse modo, torna-se possível bloquear a saída de água de todos os pontos de consumo do lugar: chuveiro, descarga da bacia sanitária e lavatório.
Na cozinha, a mesma coisa! Ela deve contar com um registro de gaveta e outro de pressão.
Com o passar do tempo, porém, o dispositivo começa a apresentar desgaste — uma consequência da pressão exercida pela água sobre o registro.
Quando a deterioração aparece, surgem também os indesejáveis vazamentos, as infiltrações e outros transtornos. Assim, devemos ficar sempre atentos ao estado em que a peça se encontra para realizar sua substituição antes que o pior ocorra.
Do que se trata a base?
Comumente há dúvidas também sobre base e registro. A base nada mais é do que o registro sem dispositivo de abrir e fechar, e o registro, a peça completa.
Existe ainda o “acabamento para registro”, responsável por conferir o design do item, dando certa beleza ao conjunto quando acoplados.
Para que o encaixe seja perfeito, precisamos conhecer a marca de ambos. Isso importa para assegurar que a conexão será compatível. Por outro lado, há alguns adaptadores que facilitam a junção deles.
Agora você entende melhor as diferenças entre o registro de pressão e o registro de gaveta! Vale lembrar sua função sustentável, pois eles impedem a saída desnecessária de água, controlando vazamentos e desperdícios.
Devemos considerar todas as possibilidades para evitar vazamentos — a tubulação resistente e durável ajuda bastante. Aproveite e conheça agora os melhores tubos e conexões para não ter essa dor de cabeça!