Os materiais hidráulicos são partes fundamentais de qualquer edificação. São eles responsáveis pela condução de fluidos do reservatório às saídas de água e dos ralos à rede de esgoto.
Uma construção sem um projeto hidráulico é um local sem suprimento, sem descarte e sem fluxo de água.
Desse modo, é seguro dizer que toda construção precisa ter fornecimento de água e descarte adequado para garantir a higiene das pessoas e a limpeza adequada do ambiente.
Fato é que alguns materiais desempenham papel crítico em todo projeto hidráulico. São itens que praticamente toda obra precisa ter. Confira!
Reservatório de Materiais
A função do reservatório, também conhecido como caixa d’água, consiste em minimizar a pressão com que a água entra na edificação, ajustando-a a um uso mais econômico e, desse modo, evitando o fluxo sobrecarregado nas tubulações.
Além disso, como o nome sugere, esse item funciona para garantir que o suprimento de água ocorra mesmo diante de paradas inesperadas no fornecimento pelas companhias de saneamento dos municípios.
Tubos e conexões de PVC
Os tubos de PVC são partes cruciais de qualquer projeto hidráulico, sobretudo residencial.
Isso porque eles serão responsáveis por proporcionar o bom funcionamento da rede, conduzindo os fluidos aos destinos adequados e, portanto, cruciais entre os materiais hidráulicos.
Enquanto os tubos e conexões para esgoto transportam fluidos e dejetos à rede de esgoto sanitário, os tubos para água fria conduzem o suprimento de água para saídas como torneira.
Caixa de gordura e caixa de inspeção
A gordura e a água são mais leves que a água, então eles vão para a superfície da caixa.
O funcionamento da caixa de gordura é bem simples, tudo feita pela água e o efeito de empuxo. Dentro da caixa há uma quantidade determinada de água que funciona como um filtro de gordura. A água que vem da cozinha, com gordura e óleo, cai dentro da caixa, pelo óleo não se misturar com a água e ser mais leve, todas as partículas de gordura são elevadas até a superfície.
A água, que fica no fundo, passa por um tubo localizado na parte de baixo da caixa de gordura e vai para a tubulação de esgoto. A gordura se acumula em placas e fica boiando na caixa de gordura.
A gordura fica na caixa de até ser limpa, por isso a manutenção é importante.
Já as caixas de inspeção servem para possibilitar o acesso para manutenção preventiva e corretiva na tubulação do local.