Himater

O que é flange? Os flanges são itens necessários à conexão de tubos e, portanto, compõem o que conhecemos como conexões flangeadas.

É importante saber que os flanges podem ter diferentes diâmetros, bem como diferentes aplicações – embora a mais comum seja conectar canos a válvulas.

Você pode encontrar flanges em PVC, além de opções em aço galvanizado.

Vale ressaltar, no entanto, que os flanges em aço devem obedecer a algumas normas em sua fabricação, oferecendo segurança e eficiência na sua aplicação. Algumas delas incluem ABNT NBR 6943, ISO 49, ANSI B16.5 e EN 10242.

As roscas de vedação que acompanham os flanges também devem respeitar as normas vigentes.

O que é flange? Para que serve?

De modo geral, os flanges têm como finalidade fazer com que os tubos sejam conectados uns aos outros e funcionem adequadamente.

Desse modo, eles irão vedar as conexões, impedindo que a água e outros fluidos vazem pela tubulação.

Normalmente os flanges são montados em pares e fixados por parafusos, que se conectam um ao outro.

O seu formato sempre será redondo, conforme estipulado pelas normas vigentes. No caso dos flanges roscáveis, há uma saliência sextavada para que as chaves com esse formato possam fazer o trabalho de apertar e afrouxar (rosquear) durante a instalação.

As variações não mudam apenas no material, mas também no diâmetro das peças. Já os flanges com o mesmo diâmetro ainda podem variar em classe, que estipula o quanto de pressão eles admitem durante o uso em relação à temperatura.

150#, 300#, 600#, 900#, 1500# e 2500# são as classes de pressão adotadas nos flanges.

Onde usar flanges?

Os flanges podem ser usados em diferentes contextos. Caixas d’água costumam ser uma aplicação comum. No entanto, também é frequente o seu uso no setor industrial e em locais que requeiram conexões entre linhas de tubulações, seja para conduzir fluidos líquidos, ou então gasoso (como gases e até mesmo ar).

Quando o flange é em PVC, seu uso deve ser restrito à condução de água fria, já que outros materiais em altas temperaturas podem causar o seu derretimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *