Himater

Qual mangueira de jardim escolher para fazer uma compra durável, resistente e eficiente?

Hoje em dia, no mercado, existem muitas marcas e opções. No entanto, existem critérios que tornam um tipo de mangueira melhor para determinada ocasião, enquanto, em outras circunstâncias, outros tipos de mangueira de jardim se adequam melhor.

Na prática, muitas pessoas acabam não vendo tanta diferença, mas no dia a dia e no manejo, a escolha mais adequada pode representar muito mais eficiência.

A Himater trouxe abaixo algumas dicas para você escolher a mangueira de jardim ideal para casas, condomínios, locais profissionais e quintais em geral. Confira:

Metragem da mangueira de jardim

O ponto de partida para escolher a sua mangueira, é a metragem necessária para contemplar toda a área em que ela será utilizada.

O consumidor pode escolher a metragem que deseja comprar. Para jardins e quintais grandes, por exemplo, o ideal é que o tamanho da mangueira seja proporcionalmente maior.

No entanto, é importante se atentar ao fato de que quanto maior a mangueira, menor a sua pressão.

De modo geral, recomenda-se que você meça a fonte da água até a área de destino que ela precisará abranger e arredondar, caso o resultado seja um número quebrado.

Por exemplo: caso a distância resulte em 14m e 45cm, arredonde para 15m, já que a mangueira é vendida por metro.

Escolhendo o diâmetro

Outro fator importante na hora de escolher a sua mangueira de jardim é o diâmetro, ou seja, a sua circunferência.

Você pode encontrar mangueiras em 4 diferentes diâmetros: 1, 1/2, 3/4 e 5/8 polegadas.

A regra a ser considerada é que quanto maior o diâmetro do tubo, mais água será transportada. Para quem precisa de alta quantidade de água, as opções maiores são ideais, mas os grandes diâmetros também representam mais consumo de água.

Para quem requer uma menor entrega de água, como para regar plantas, por exemplo, os diâmetros menores são suficientes.

Afinal, qual material escolher?

A grande maioria das mangueiras de jardim encontradas atualmente são feitas em PVC.

A mangueira de PVC apresenta alta durabilidade, resistência e ótimo custo-benefício.

O tubo fabricado em PVC é produzido da resina do mesmo material com estabilizador e lubrificantes. Além disso, por ter alta resistência térmica, pode ser armazenada em locais com incidência solar direta sem que sua estrutura seja prejudicada.

Há também as mangueiras em vinil, que são ideais para o uso agrícola, drenagem de valas ou abastecimento temporário de água, já que são usadas em equipamentos de combate a enchentes e inundações.

Avaliando a qualidade

Por último, não se esqueça de checar a qualidade. A mangueira de PVC, por exemplo, ao ser dobrada, deve formar um “U”, mas não deve torcer facilmente.

Além disso, busque checar quantas camadas de material ela possui. Quanto mais camadas possuir, maior será a sua durabilidade.

Não se esqueça de verificar se há uma camada de rede de proteção na parte interior da mangueira. Isso ajudará a manter a resistência contra a pressão da água.

Confira a seção de mangueiras disponível na Himater.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *