Himater

Assim como a instalação elétrica, a instalação hidráulica é uma parte essencial de toda edificação, independentemente de seu tamanho.

Ter uma boa instalação hidráulica faz toda diferença, especialmente para se ter uma edificação funcional e eficiente, o que evitará problemas futuros na rede de esgoto – afinal, poucas coisas são tão desconfortáveis quanto ter ocorrência de mau odor nos ralos de pias, lavatórios e banheiros, não é mesmo?

Continue lendo, tire suas dúvidas sobre instalação hidráulica e relembre a sua importância para sua construção!

A importância de uma boa instalação hidráulica

Quando estamos diante de uma construção ou reforma, é normal que nos sintamos mais instigados e entusiasmados com o acabamento, com a escolha das cores e dos revestimentos, por exemplo.

Mas alguns pontos precisam receber especial atenção para que todo o trabalho não venha, literalmente, por água abaixo.

A instalação hidráulica é um deles. Sua principal função é distribuir água até os pontos de saída, como torneiras, duchas, chuveiros e descargas.

Além disso, deve-se considerar também a vazão e pressão de água necessárias às saídas.

Tipos de instalações hidráulicas

Um instalador hidráulico saberá que existem diferentes tipos de instalações, já que elas devem ser feitas de acordo com a finalidade da edificação e do local.

As principais são:

  • Instalação de água fria:

Em uma edificação, a instalação de água fria corresponde ao sistema de tubulações, reservatórios (caixas d’água), conexões e afins.

É por meio desses itens que a casa é abastecida e que as saídas liberam água.

Vale ressaltar, ainda, que no sistema hidráulico de água fria, ele pode ser dividido em sistema direto, sistema indireto e sistema misto.

Enquanto o sistema direto não requer um reservatório próprio (já que é abastecido diretamente pela rede pública), o sistema indireto requer o uso de caixa d’água para abastecer o local.

Já o sistema misto conta com as duas modalidades.

Além dos sistemas de água fria, há também:

  • Instalação de água quente (semelhante ao sistema de água fria, mas é construído com materiais específicos que suportam temperaturas mais elevadas);
  • Rede de águas pluviais (parte responsável pelo escoamento e/ou reaproveitamento da água da chuva);
  • Rede de esgoto (responsável pela evacuação da água escoada pelas torneiras, vaso sanitário, duchas, chuveiros e afins).

– Na Himater você encontra todos os materiais que precisa para conferir à sua obra um sistema hidráulico de qualidade e durabilidade. Clique e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *