Todos sabemos o quanto o filtro é um equipamento indispensável para as operações de limpeza de piscina. Apesar de todas as ferramentas avançadas que existem no mercado, ele continua sendo um produto necessário para a manutenção de piscina.
Os filtros em geral têm uma longa vida útil, mas a areia precisa ser trocada periodicamente. Pois, perde com o tempo e o uso, seu potencial pleno de filtrar as impurezas. De qualquer modo, será necessário trocar o equipamento em algum momento. Veja quando e como trocar o filtro de piscina!
Troque a areia antes de trocar o filtro de piscina
Antes de tudo, vamos falar sobre a areia do filtro de piscina. Às vezes, você pode perceber que o equipamento não está realizando uma limpeza de piscina eficaz. Ou seja, a água não retorna totalmente limpa como acontecia antes.
Mas o problema pode estar na areia e não no filtro. A areia retém as sujeiras que existem na água e, dessa forma, promovem sua limpeza — funciona como uma peneira. Contudo, para que cumpra bem sua função, é importante trocá-la anual ou semestralmente.
Saiba quando trocar o filtro de piscina
Apesar de não ser muito comum trocar o filtro, chega um momento em que não adianta mais insistir em consertos. Eles acabam saindo mais caro que comprar um produto novo. Embora não exista um tempo de vida útil específico para todos, os filtros de piscina costumam durar 15 anos ou mais — se forem realmente bons.
Mesmo esses filtros mais duráveis podem apresentar defeitos a partir dos 5 anos, como peças quebradas e vazamentos, e o rendimento diminui, a filtragem já não é a mesma, a aspiração se torna morosa. Enfim, a limpeza da piscina fica deficiente.
Os filtros de metal (ferro, aço) podem se oxidar e sofrer corrosão. Furos com vazamentos podem aparecer no bujão. Outro problema é o travamento da alavanca devido à válvula, inviabilizando o trabalho. Quando a água não fica cristalina como antes, mesmo que seja feita a retrolavagem, isso pode ser um importante indicativo de que o filtro de piscina precisa ser substituído. Todavia, para os filtros comuns, alguns recomendam a troca a cada dois anos, principalmente se for muito usado.
Veja como trocar o filtro de piscina
No momento em que se fizer necessária a troca somente do filtro de piscina, o ideal é escolher um produto da mesma marca, do mesmo modelo, ou algum que seja similar. Para não cometer erros, certifique-se de qual é a vazão de água de seu filtro. A vazão é o volume de água que atravessa o filtro a cada hora.
Assim, se ele apresenta vazão de 2,4 m3, isso significa que, de hora em hora, circula em seu interior um volume de 2,4 m3
Consequentemente, se na hora de comprar você optar por um filtro para limpeza de piscina cuja vazão seja inferior a essa, estará adquirindo um equipamento incompatível com a potência de sua motobomba — ele sofrerá danos em pouco tempo, já que não suportará a pressão interna devido à água em excesso.
A não ser que você resolva trocar o conjunto completo de manutenção de piscina, ou seja, o filtro e a motobomba. Aí poderá escolher vazões e potências diferentes, mas que sejam compatíveis. Porém, naturalmente, só se recomenda a troca desses equipamentos quando for realmente necessária. Uma motobomba bem conservada pode durar ainda mais tempo que um filtro de piscina.
Fique atento ao filtro de piscina para trocá-lo no tempo certo. Muitas vezes, o custo-benefício com a compra de um novo equipamento é mais vantajoso que reparos constantes.
Conhece boas lojas que vendem filtros e motobombas? Tudo ficou mais fácil hoje com a internet, concorda? Através das redes sociais, podemos ter acesso a diferentes produtos e ainda conferir postagens muito interessantes. Então, aproveite para seguir a gente no Linkedin e no Facebook!