Piscinas entupidas dão dor de cabeça aos proprietários. Na verdade, há um conjunto de fatores que configuram uma piscina entupida.
A piscina mesmo não entope, o que entope são alguns elementos, como o pré-filtro, a tubulação de retorno, a tubulação de sucção, o rotor da bomba e assim por diante.
O fluxo de água é fundamental para que ela circule e ajude na criação de um fluido saudável, com aparência cristalina. Dificuldades com a circulação costumam se associar a problemas com entupimento.
Neste artigo, vamos analisar o que devemos fazer no caso de entupimento de piscinas. Leia até o final e confira as medidas que você deve tomar!
Identifique o entupimento de piscinas
O primeiro passo é identificar o ponto em que o entupimento de piscinas está acontecendo. Quando o fluxo de água não apresenta um desempenho satisfatório, nós necessitamos descobrir qual é o lugar específico em que isso acontece, trata-se de um desafio a superar.
Avalie o pré-filtro da bomba de piscina
Como falamos no começo, alguns elementos da piscina podem se encontrar entupidos. O primeiro a ser analisado é o pré-filtro da bomba de piscina. Isso é comum se ela estiver localizada perto de vegetação com muitas folhas e sementes de árvores caindo todos os dias na água.
O pré-filtro da motobomba é uma parte do equipamento cuja função é reter objetos e sujeiras mais grosseiras. Verifique se ele está entupido abrindo a parte superior da bomba de piscina e removendo o cesto localizado no interior.
Para desentupir o pré-filtro, é preciso limpar manualmente o cesto e reinstalá-lo. Assim, sua motobomba já pode voltar a ser usada.
Observe o rotor da motobomba
Outro elemento a ser analisado quando falamos de entupimento de piscinas é o rotor da motobomba. Ele também é um elemento interno da bomba de piscina.
O entupimento do rotor acontece quando a sujeira aspirada é excessiva ou diferenciada, com muitas fibras ou filamentos (fios de cabelo, de roupa) ou materiais pegajosos. Na verdade, essas sujeiras costumam se prender no pré-filtro e, mesmo assim, ainda podemos limpar o pré-filtro e ficar com o rotor entupido.
Para ter certeza, há algumas dicas. Mas o ideal é contratar profissionais especializados no assunto porque estaremos mexendo com um motor super potente e eletricidade.
Enfim, quando o rotor se encontra entupido, deve-se desmontar a motobomba e, depois de remover o componente, fazer a limpeza de forma manual. Caso seja somente esse o problema, o fluxo de água voltará ao normal quando a motobomba for reinstalada.
Verifique a tubulação de sucção
Nas piscinas de crianças, é comum que o bocal de aspiração fique destampado. Elas podem colocar elementos no orifício da aspiração. E, mais tarde, no momento da limpeza, o profissional responsável, sem notar, poderá puxar os objetos e forçá-los para dentro da tubulação.
Caso o objeto acabe no pré-filtro, tudo bem. Se não, ele pode alcançar um cotovelo ou curva do sistema hidráulico, causando um entupimento de piscinas através da tubulação de sucção. Para desentupir, pode-se utilizar uma sonda para verificar e desobstruir a tubulação.
Se for possível, remova o objeto da piscina ou do pré-filtro. Caso contrário, o ideal é contatar uma empresa especializada que utilizará outras estratégias, como a inversão do fluxo de água para expulsar o objeto de volta à piscina.
Análise a tubulação de retorno
Se a tubulação de retorno estiver entupida, o trabalho pode ser maior. Devemos tentar retirar os dispositivos de retorno da piscina para facilitar a saída de um objeto que esteja provocando entupimento. A sonda também pode ser usada para remoção dos elementos que estão obstruindo. Enfim, contratar uma empresa especializada é a melhor solução para obter resultados efetivos.
Outras coisas que provocam o entupimento de piscinas são panos, copos, brinquedos e assim por diante. Se perceber que não consegue resolver o problema sozinho, não deixe de procurar ajuda profissional!
Gostou de nosso post? Aproveite para curtir postagens interessantes em nossas redes sociais. Siga a empresa no Facebook e no LinkedIn!