Você sabe como o sensor de presença funciona e como ele pode ser útil para a sua casa ou local de trabalho?
Sensores de presença/sensores de movimento detectam a radiação infravermelha que emana de pessoas ao redor de sua casa. Esses componentes são geralmente chamados de sensores infravermelhos ou sensores infravermelhos passivos.
Quando há a detecção da presença de alguém no ambiente, ele aciona um circuito que pode ligar lâmpadas e/ou outros aparelhos.
Continue lendo e saiba mais a respeito!
Afinal, como o sensor de presença funciona?
Os detectores de presença funcionam de acordo com o mesmo princípio dos detectores de movimento: detectam a radiação térmica em seu entorno, ou seja, na área de detecção.
Se for detectada radiação térmica na área de detecção, por exemplo, causada por uma pessoa que se aproxima do dispositivo, ele converte a radiação em um sinal elétrico mensurável e a luz é ligada.
Sensores na área de detecção
A diferença entre detectores de movimento e de presença está na sensibilidade dos sensores.
Os detectores de presença têm sensores muito mais sensíveis do que os detectores de movimento e detectam até mesmo o menor dos movimentos.
Desse modo, os sensores dividem a área de detecção de um detector de presença uniformemente em até 1000 zonas.
Como um tabuleiro de xadrez, as zonas percorrem toda a área de detecção. Mesmo alterações mínimas na imagem térmica, como digitar no teclado em um escritório de plano aberto, serão detectadas.
Por outro lado, um detector de movimento responde apenas a maiores mudanças na imagem térmica e, portanto, é adequado principalmente para aplicações com movimentos de caminhada maiores ou uso externo.
Sensores de presença por infravermelho
Sensores infravermelhos utilizam a radiação térmica (ou seja, calor) das pessoas e objetos para funcionarem. Desse modo, ao detectarem movimentos, disparam feixes de luz. Esses feixes, no entanto, não são perceptíveis ao olho humano – são infravermelhos.
Eles, por sua vez, medem os fótons para verificar a temperatura do alvo.
Os sensores infravermelhos, quando utilizados para detecção de pessoas, são programados para responder à faixa entre 35 a 40 graus celsius, evitando, por exemplo, alarmes falsos.
O uso desse tipo de sensor é muito comum em locais com animais – porém são contraindicados em locais próximos de calefação ou janelas com contato direto do sol, já que nesses casos também pode haver alarme falso.