Himater

O sistema hidráulico em uma casa é um conjunto de tubos conectados que recebem e concentram toda a água fornecida pela rede pública. Por meio do sistema, a água será armazenada e usada e, ainda, descartada por vasos sanitários e ralos, indo para o esgoto da cidade.

Tudo pode ser prejudicado quando a água que atravessa a tubulação encontra furos e entupimentos, algumas fissuras que rompem o encanamento, provocando grandes vazamentos ou mesmo vazamentos escondidos, que não vemos, mas fazem seus efeitos. 

Vale dizer que os vazamentos, nos dias de hoje, equivalem ao maior problema de desperdício de água em nosso país. Neste post, vamos te ajudar a economizar água e dinheiro. Veja como evitar vazamento de água no sistema hidráulico da casa!

Previna os casos de desperdício consciente

O desperdício consciente é muito comum nas casas brasileiras. É o que acontece quando deixamos a torneira da pia do banheiro ou da cozinha aberta, ou semiaberta, pingando. Ou quando deixamos o chuveiro pingando. Isso é considerado desperdício consciente. Ele acontece porque não tomamos cuidado quanto devíamos em relação à economia com os recursos que temos em casa.

No final do mês, o resultado é que a conta de água pode ficar lá em cima. Trata-se de um problema facilmente contornável, mas que exige atenção do usuário. Além de aumentar a conta de água, esse desperdício contribui para exaurir ainda mais um valioso recurso natural.

Tome cuidado com o vazamento de água no teto

Quando notamos que um vazamento de água está acontecendo na laje, é necessário dar uma olhada para conferir se não há telhas quebradas que facilitem a penetração de água e que, com o passar do tempo, criarão poças sobre a laje, gerando goteiras e trincas.

Outra questão a observar é se a caixa d’água apresenta alguma fissura na tubulação ou na própria caixa. Nessa situação, talvez seja necessário substituir toda a tubulação do sistema hidráulico e da caixa também.

Fique alerta em relação aos vazamentos no banheiro

Ocorrem muitos vazamentos no banheiro, principalmente na área da válvula. Dessa forma, ocorrem grandes transtornos e desperdícios, elevando os gastos. Apear de a válvula poder ser consertada, bem como toda a tubulação, o problema ainda pode voltar.

Uma boa opção é optar por um vaso sanitário com caixa acoplada. Mesmo custando um pouco mais caro que o vaso simples, ele economiza mais nas descargas e raramente acontecem vazamentos (e, se ocorrerem, o problema é mais simples de resolver).

Mantenha olhos abertos no hidrômetro

O hidrômetro, mais conhecido como relógio de água, é um dispositivo parecido com um relógio. Ele calcula o consumo de água de uma residência. O sistema hidráulico passa por ele e deixa registrado os números do consumo.

Quando não há vazamentos visíveis, o hidrômetro ajuda na sua identificação. Existem duas formas básicas de detectar vazamentos por meio do hidrômetro:

  1. Todos os registros estão fechando, mas os ponteiros do relógio de água continuam funcionando;
  2. Os registros estão abertos, a água não está sendo usada, mas os ponteiros giram como se ela estivesse.

Seja cuidadoso na hora de instalar móveis nas paredes

Quando comprar uma nova cozinha, o montador pode não levar em conta, ao furar as paredes, que por dentro delas pode passar alguma tubulação, e acidentalmente furar algum cano, gerando um problema que pode ser sério.

Daí a importância de que cada casa conte com uma planta do sistema hidráulico. Mostrando onde cada cano passa e evitando, assim, a ocorrência de acidentes e vazamento de água. Se não existir uma planta hidráulica, uma torneira nas proximidades já é um sinal de que existe um tubo ali, sendo necessário fazer o furo em outro local ou a outra altura. 

Tomando esses cuidados, é possível vazamento de água no sistema hidráulico de sua casa. Vale a pena sempre comprar materiais de boa qualidade, em uma loja de confiança, pois eles garantem maior segurança à rede hidráulica. 

E você, já aplica essas medidas em sua casa? Que tal dividir seus conhecimentos com outros leitores? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *