Os tubos de PVC estão entre os mais usados na construção civil. São materiais essenciais na montagem de um sistema hidráulico. Eles permitem a condução da água, fria, de sua origem até os pontos de consumo, como chuveiros e torneiras.
Tubos e conexões formam uma rede que fica, geralmente, escondida sob a estrutura de uma construção. Eles também servem para conduzir efluentes sanitários para a fossa particular ou sistemas de esgoto público.
Na hora de escolher os melhores tubos, o que você precisa levar em conta? Isso é importante, pois devemos considerar que a manutenção de um sistema hidráulico deve ser simples. Vazamentos e infiltrações podem causar sérios danos à estrutura da edificação e até ameaçar a segurança dos usuários.
Por isso, você deve escolher os tubos mais adequados para suas necessidades. Vamos dar algumas dicas para não errar em sua escolha, venha conferir!
Dimensione os tubos de PVC
Antes de tudo, você deve comprar os tubos de PVC com o diâmetro certo para o seu projeto. Os tubos de esgoto vão desde os pequenos (40mm) até os maiores (200mm). Essa categoria não possui as bitolas menores (20,25 e 32mm), mas não necessariamente são sempre maiores.
O dimensionamento garante que os líquidos e dejetos transitem com fluidez pelos canos, reduzindo os riscos de entupimentos e danos aos materiais.
Os padrões para assegurar maior eficiência em um projeto hidrossanitário são:
- Saída da água da pia: 40 mm;
- Tubulação da lavanderia: 75 mm;
- Saída da descarga do vaso sanitário e do tubo de esgoto central: 100 mm;
- Tubulação que sai da caixa sifonada e alcança o tubo de esgoto: 50 mm.
Escolha entre os modelos soldável e roscável
É importante também escolher que modelo de tubo de PVC é mais viável: o soldável ou o roscável. No primeiro caso, as superfícies são lixadas e é usado um adesivo para unir as partes. Aconselha-se esperar, pelo menos, uma hora para colocar água na tubulação e 12 horas para efetuar o teste de pressão.
A linha roscável é ainda mais fácil de instalar. É usada uma tarraxa que faz a rosca nas pontas dos tubos. Antes de unir as extremidades, é feito um acabamento com veda-rosca.
Mas qual escolher, afinal de contas?
Se você pensa em fazer, futuramente, alguma modificação no sistema hidráulico, os tubos de PVC roscáveis são os mais indicados, pois podem ser desmontados com mais praticidade. Assim, os tubos soldáveis devem ser aplicados em instalações mais “permanentes”, nas quais você não pretende fazer nenhuma mudança.
Na verdade, a facilidade de manutenção existe em ambos os tipos. Nos tubos soldáveis, serão necessárias luvas de correr para consertos mais ágeis (se acontecerem danos no material, resultando em furos, por exemplo). Nos tubos roscáveis, basta desencaixar a parte danificada e colocar uma peça nova.
Escolha uma boa marca de tubo de PVC
Outra dica é escolher produtos de um bom fabricante de tubos de PVC. Você correrá menos riscos e vai ter certeza de que o projeto hidrossanitário será eficiente.
Uma boa marca, sem dúvida, é a Tigre, uma fábrica que atua no mercado desde 1941. Se não quiser ter dúvida nenhuma sobre a qualidade do produto, compre tubos e conexões Tigre. Hoje, ficou mais fácil adquirir esses produtos, já que você pode comprar em uma loja especializada através da internet.
Lembre-se de que seu projeto hidrossanitário deve estar em conformidade com algumas normas, como a NBR nº 5680/1977, que regulamenta as dimensões dos tubos de PVC, e a NBR nº 5626/2020, que regulamenta os sistemas prediais de água fria e quente.
Deseja informações sobre a diversidade de tubos e conexões? Então, fique por dentro dos melhores modelos de tubos e conexões!