Você sabe quanto tempo dura uma caixa d’água de 1000 litros?
Conhecer a vida útil de um reservatório de água é uma forma de se programar com mais eficiência para obras e reformas, além de permitir vislumbrar com precisão a longevidade da parte hidráulica.
A resposta a esta pergunta, no entanto, dependerá de alguns fatores como material e marca, afinal, a matéria-prima desses tanques tem impacto direto na preservação de suas características ao longo do tempo.
Afinal, quanto tempo dura uma caixa d’água de 1000 litros?
Caixa d’água de fibra de vidro
A durabilidade deste tipo de caixa d’água é de até cinco anos.
Desse modo, ela é adequada para estruturas passageiras e locais onde o suprimento de água não será necessário por longos períodos.
Vale ressaltar que embora as caixas d’água de fibra de vidro sejam leves e fáceis de transportar e instalar, não apresentam alta resistência a furos e intempéries.
Caixa d’água de polietileno
Hoje em dia, a maioria dos reservatórios comercializados são fabricados em polietileno, um material à base de petróleo que confere alta durabilidade e longevidade.
A vida útil da caixa d’água de polietileno é superior a 40 anos, se cuidada e armazenada adequadamente.
Isso faz com que ela seja adequada para a maioria dos projetos, sejam eles domésticos, agrícolas ou até mesmo industriais.
Caixa d’água de aço inoxidável
Embora a caixa d’água de aço inoxidável não seja tão comumente encontrada, sua durabilidade é superior a 50 anos.
O uso de caixas d’água em aço inox é comum em indústrias que têm alta demanda hidráulica e precisam de um maior fluxo de abastecimento no local.
Caixa d’água de amianto
Até há alguns anos, era comum encontrar caixas d’água de amianto nas residências. No entanto, seu uso foi comprovadamente prejudicial aos consumidores.
Isso porque a água alojada nesses reservatórios é capaz de contaminar a partir da liberação de fragmentos que são altamente prejudiciais à saúde e associados até mesmo ao desenvolvimento de células cancerígenas.
Diante dessas constatações, por meio da Portaria nº 1.644, de 20 de julho de 2009, foi vedada a utilização de qualquer tipo de asbesto/amianto e de produtos e subprodutos que contenham tais fibras.
Qual modelo escolher?
Nossa dica é sempre dar preferência a reservatórios duráveis e que atendam às necessidades do local de forma satisfatória, considerando as necessidades de cada projeto.
De modo geral, o polietileno é a opção mais usada no dia a dia pois além de ser resistente, é fácil de limpar e transportar.
– Confira as opções de caixa d’água que você encontra na Himater.