A caixa d’água é um equipamento valioso para imóveis no geral, sejam residências ou empresas. Ela garante o fornecimento contínuo de água mesmo durante uma situação inesperada e indesejável, como problemas no fornecimento de água pela distribuidora local.
A seguir, confira 5 dicas sobre o processo correto de instalação da caixa d’água — sem desperdício de dinheiro, tempo e água!
1. Veja a localização da caixa d’água
A caixa d’água deve ser instalada em um ponto elevado e adequado. Assim, a descida da água pela tubulação ocorre de forma natural.
Recomenda-se utilizar uma superfície rígida, regular e plana como base de assentamento. Essa base precisa, obrigatoriamente, aguentar o peso a que será submetida, ou seja, o peso do reservatório cheio de água.
2. Analise o sistema hidráulico
Antes de pôr a caixa d’água, avalie o sistema hidráulico do imóvel para que a instalação não cause danos a outras tubulações, interferindo no fornecimento de água para todos os pontos de consumo.
3. Confira os acessórios necessários
A instalação do reservatório é uma atividade profissional. O responsável pelo serviço precisa se atentar, por exemplo, a pontos como a furação a fim de fazer as conexões corretas entre a caixa e o sistema hidráulico da construção.
Outro ponto relevante é o lixamento dos tubos e conexões de PVC. Depois, eles devem ser adesivados para que a aderência com o reservatório aumente de maneira eficiente.
Também é importante vedar a tubulação de entrada e de saída para reduzir as chances de vazamento. Além disso, a torneira de boia na caixa d’água se torna necessária, pois ela serve para regular o nível de água do reservatório, controlando e indicando a quantidade de líquido por meio da flutuação. Assim, ela bloqueia automaticamente a vazão quando a caixa se enche, o que evita que a água escorra e seja desperdiçada.
4. Contrate um bom profissional
Nem todo mundo está apto a instalar uma caixa d’água. Por isso, busque um profissional confiável e com experiência nesse serviço.
Agindo assim, você terá certeza de que o reservatório será instalado com segurança e boa qualidade.
Imagine, por exemplo, um amador ou mau profissional que, por inexperiência ou desleixo, venha a sofrer algum acidente? Isso não é nada bom! Gera muitos problemas relacionados à legislação trabalhista — e pode criar problemas pessoais.
Outra coisa a fazer é estipular prazos para conclusão do serviço. Peça também um prazo de garantia, pois podem ocorrer contratempos após toda a obra estar completa.
5. Prefira uma solução completa
Economizar dinheiro com a instalação e ter dores de cabeça (e mais gastos) futuramente não é uma boa decisão. Portanto, aceite pagar mais caro por uma solução completa, eficaz e duradoura. Considere sempre o custo-benefício!
Lembre-se ainda de que a instalação de caixa d’água deve apresentar total segurança, já que o item ficará em local elevado.
A melhor solução é aquela que assegura tranquilidade durante todo o processo, desde a avaliação técnica até a finalização do trabalho.
A instalação de caixa d’água requer muitos cuidados: deve-se ter um planejamento adequado para evitar falhas e transtornos futuros. Além disso, você pode lidar com grandes prejuízos financeiros caso a obra seja malfeita. Não corra riscos desnecessários, seja para gastar menos dinheiro ou ganhar tempo.
Quer saber qual é o melhor lugar para comprar produtos de boa qualidade para trabalhos hidráulicos em sua casa? Então, veja 4 motivos para comprar material hidráulico na Himater!