A bucha de redução é uma das conexões utilizadas em projetos hidráulicos e elétricos. Elas podem ser encontradas tanto em PVC, quanto em metais como alumínio, ferro fundido, cobre, aço carbono e galvanizado.
No entanto, enquanto o material em PVC é adequado para a condução de água fria, a bucha de redução em aço é ideal para eletrodutos ou condução de água quente, uma vez que o PVC pode ser deteriorado pelo calor.
Saiba mais a respeito:
Para que serve bucha de redução de PVC?
O PVC (Polietileno de Vinila) é um tipo de plástico muito resistente. No entanto, ainda que seja denso e com alta resistência, trata-se de um plástico e, devido a essa característica, não pode ser submetido a altas temperaturas.
Isso porque o calor gerado derrete o plástico. Portanto, a bucha de redução de PVC deve ser usada apenas para condução de água fria.
No entanto, hoje em dia é possível encontrar opções com tecnologias que suportem também o fluxo de água quente com segurança e alta durabilidade, como o modelo Aquatherm da Tigre.
Ocorre que este exemplo mencionado não tem como matéria-prima o PVC, mas sim o CPVC, um material semelhante ao PVC, mas com resistência térmica e, por isso, conhecido como termoplástico.
Seu principal objetivo é reduzir o diâmetro da tubulação.
Quando usar bucha de redução metalizadas
As opções metalizadas, como as feitas em cobre, aço, latão e afins são adequadas para usos hidráulicos, contemplando água fria e quente; bem como instalações elétricas.
Ao ser rosqueada ou soldada a um tubo ou conexão, ela possibilita a redução de 1.1/2” para 1.1/4”, por exemplo.
As opções roscáveis podem ser retiradas ou substituídas ao serem afrouxadas, enquanto as opções soldáveis, por serem presas por um adesivo plástico, o que impossibilita a separação – portanto, são adequados para projetos definitivos.
– Clique e confira as opções de buchas de redução disponíveis na Himater.