Você sabe o que é manômetro ou, então, como ele funciona? Embora muitas pessoas o conheçam, nem todos sabem qual seu mecanismo de ação e suas aplicações.
Trata-se de um dispositivo capaz de medir a pressão do ar, de gases ou líquidos, o que permite que ele seja utilizado em diferentes contextos, sobretudo em âmbito industrial e agrícola, além de ser comum em filtros de piscinas.
Saiba mais a respeito!
Manômetro em piscinas
Ao filtrar a água da piscina, a areia presente no filtro é responsável por reter as partículas sólidas, mantendo a água livre de sujidades.
No entanto, conforme os ciclos de filtragem ocorrem, acumula-se sujeira na areia e, com o tempo, isso faz com que se perca a eficiência da filtragem.
A solução para isso? Lavar a areia e eliminar as partículas acumuladas.
O manômetro entra nesse contexto sendo o aparelho que mede a pressão interna do filtro. Isso porque quanto mais sujeira houver dentro do filtro, maior será a pressão.
Na prática isso quer dizer que sempre que o ponteiro do manômetro apontar uma pressão maior do que o ideal, deve-se lavar a areia.
A dica, aqui, é sempre lavar a areia após o ciclo de filtragem, evitando o acúmulo desnecessário de sujeiras e garantindo a eficiência do serviço.
Outras aplicações
Além de filtros de piscina, a indústria é outro importante segmento que se beneficia do uso de manômetros.
Uma das aplicações mais comuns em fábricas e indústrias é a medição de fluidos refrigerantes, que, por sua vez, é uma etapa crítica para a instalação correta de alguns aparelhos, sobretudo equipamentos que funcionam em baixas temperaturas, como congeladores, freezers e afins.
Também deve ser usado para aferir a pressão de cilindros de gás, compressores e afins.
Vale ressaltar, ainda, que existem manômetros digitais e mecânicos (ou seja, aqueles de ponteiro, conhecidos como manômetro com tubo de Bourdon).
Além disso, é comum que as opções mecânicas tenham glicerina em seu interior, preservando a vida útil dos elementos internos, que, por sua vez, podem sofrer com a pressão de elementos externos, vibrações e até mesmo choques.