O disjuntor desarmando com frequência é um sinal a ficar atento, afinal, pode representar algum problema mais sério na estrutura elétrica da sua casa ou local de trabalho.
Quando a chave do disjuntor desarma, interrompe imediatamente o fornecimento de energia elétrica ao local.
Isso pode ser um problema para equipamentos elétricos e eletrônicos, podendo até mesmo queimá-los.
Mas afinal, quais motivos levam a isso? E quando o disjuntor desarma com frequência, o que pode ser?
Continue lendo e tire as suas dúvidas!
Chave de disjuntor desarmando: Quais os motivos?
Uma das funções do disjuntor é proteger a parte elétrica do local, evitando circuitos elétricos.
Como o equipamento interrompe a corrente elétrica a fim de evitar superaquecimento, ele pode desarmar em algumas circunstâncias.
Quando isso acontece, você pode identificar a partir de dois sinais: o primeiro é um sinal bem característico da chave ‘caindo’, e o segundo é a interrupção de fornecimento de eletricidade, de modo que todos os pontos de energia (inclusive lâmpadas) deixam de funcionar.
Se você for até o disjuntor e perceber que a chave está “para baixo”, é sinal que ela desarmou.
As principais causas incluem:
Sobrecarregamento de sistema elétrico
Este é, sem dúvidas, o motivo mais comum de queda das chaves de disjuntores – e isso é especialmente comum em casas e locais com fiação antiga.
É importante considerar que com o passar do tempo, estamos cada vez mais introduzindo novas funcionalidades, dispositivos e aparelhos que requerem energia elétrica.
No entanto, em alguns casos, a estrutura elétrica não é adequada para toda essa demanda e pode levar à sobrecarga do sistema elétrico, o que pode ocasionar a queda do disjuntor.
Por outro lado, não deixe de considerar que a sobrecarga também pode acontecer em edificações mais novas. O importante é saber que sem um disjuntor, não há interrupção da sobrecarga, o que levaria a um curto-circuito muito mais facilmente, podendo resultar em incêndios e acidentes de outras naturezas.
Problemas na instalação do disjuntor
O problema também pode estar na própria instalação do disjuntor. Quando a conexão do disjuntor com a fiação está frouxa ou então não está bem isolada, ele pode desarmar.
Nesse caso, basta fazer o reaperto ou então isolar novamente. A recomendação é que caso você não tenha experiência com elétrica, é necessário chamar um eletricista capaz de diagnosticar e oferecer as soluções adequadas ao problema do disjuntor.