Quando a conta de água está mais alta do que o normal, alguns motivos vêm à mente:
- Reajuste na tarifa;
- Maior uso no período abrangido ou, então,
- Vazamentos ou problemas hidráulicos.
Nos dois primeiros casos, infelizmente, não há muito o que fazer, a não ser buscar meios de racionar o consumo.
A terceira hipótese, no entanto, pode ser verificada facilmente. Saiba mais!
Conta de água alta – Verifique o consumo
A primeira coisa a se fazer quando você percebe um aumento considerável na sua fatura de água é comparar o consumo com os meses anteriores.
Isso porque você pode ter consumido uma grande quantidade a mais de água, sem ter se dado conta, lavando roupas mais vezes, tomando banhos mais longos, lavando calçadas com maior frequência – dentre outros motivos.
Na fatura você consegue encontrar a exata quantidade de água consumida.
Se você perceber que no mês vigente o consumo fora, de fato, maior, então o aumento é justificado.
No entanto, se o consumo não representa muita diferença, é necessário averiguar outros possíveis motivos para evitar gastos excessivos.
Passagem de ar na rede hidráulica
Outra situação comum nos sistemas hidráulicos e que leva à conta de água alta é a passagem de ar no hidrômetro.
Isso é especialmente comum em locais mais afastados dos reservatórios ou em locais de maior altitude.
Além disso, isso pode ocorrer também após situações de racionamento, já que após regularizar a situação, o fornecimento de água pode empurrar o ar nas tubulações, fazendo o ponteiro do hidrômetro girar e, desse modo, indicando um falso consumo.
Quando isso acontece, você pode acionar um encanador ou pedir à rede de saneamento da sua cidade para verificar o que pode estar acontecendo, já que a equipe conta com materiais que podem identificar o problema até mesmo por som.
Vazamento ou problemas hidráulicos
Outro motivo muito comum que certamente leva ao aumento na sua fatura é a incidência de vazamentos ou problemas hidráulicos.
Nesses casos, eles podem ser facilmente detectados ou não. O indicado é recorrer a um encanador ou empresa especializada para localizar o problema, já que ele pode não ser percebido, como nos casos de vazamento em canos subterrâneos ou que passam por dentro das paredes.
Desse modo, o profissional irá fazer um diagnóstico para entender de onde vem o vazamento ou então entender qual o problema com o sistema hidráulico da casa.
Este, por sua vez, pode ser ocasionado por instalações inadequadas ou até mesmo produtos de má qualidade.
Reiteramos a importância de usar tubos e conexões que atendam às exigências de qualidade de órgãos como ABNT e Inmetro, por exemplo, para uma obra duradoura e sem problemas, como os que você encontra na Himater.
No nosso e-commerce, além de canos e conexões, você encontra todos os suprimentos necessários para projetos hidráulicos ou pequenos reparos. Clique e confira!