Embora a gente só consiga ver a “mágica” da eletricidade acontecendo, há muitos fios e instalações por trás das paredes e até mesmo embaixo dos pisos que proporcionam isso.
Incontáveis metros de cabos, cores distintas e fios de cobre são responsáveis por isso. Mas há também outros itens que compõem todas as instalações elétricas e levam energia à construção.
Exemplo disso são as caixas e quadros de luz. Embora sejam itens fundamentais para o projeto elétrico, nem todos sabem exatamente a função!
O que são caixas de luz?
É na caixa de luz que os fios, interruptores e tomadas se encontram. Além disso, é aqui que todo o cabeamento é organizado, deixando as instalações mais seguras e garantindo que a eletricidade da obra funcione adequadamente.
Vale ressaltar ainda que as caixas de luz são importantes para a manutenção elétrica, já que como ela ajuda a manter os cabos organizados, evita que eles fiquem emaranhados e podem, portanto, ser facilmente identificados e manuseados.
A versão mais comum das caixas de luz é a fabricada em PVC, de modo que as retangulares são as mais utilizadas. No entanto, há também modelo maior, como 4×4, que abriga um volume maior de fios. Há também os modelos circulares 3×3.
– Confira as caixas de luz disponíveis na Himater.
Quadros de luz: Quais suas funções?
Os quadros de luz são também conhecidos como caixas de distribuição e funcionam como suporte e abrigo aos disjuntores.
Assim como as caixas de luz, os quadros também têm função organizacional: permitem que os cabos e fios que distribuem os circuitos sejam armazenados de forma segura e dividida.
É dos quadros que todos os fios “partem”, evitando, assim, a sobrecarga e permitindo que o fornecimento de energia à casa seja controlado de forma segmentada.
Uma dica importante é realizar a instalação do quadro de luz em um lugar de fácil acesso, longe do alcance das crianças.