Himater

Você sabe como fazer o descarte de lixo elétrico adequadamente? Muitas vezes os materiais descartados requerem cuidados específicos, pois podem prejudicar o solo, o lençol freático e até mesmo os coletores de lixo.

Por outro lado, pouco se fala sobre como descartar material elétrico de forma adequada.

Pensando nisso, trouxemos abaixo algumas instruções para garantir eficiência em todo o ciclo de uso dos produtos elétricos. Confira!

Como fazer descarte de lixo elétrico corretamente?

Diariamente, toneladas de resíduos sólidos são descartadas e coletadas ao redor do mundo. Alguns materiais vão para a reciclagem, enquanto outros são descartados em lixões a céu aberto, sem passar por nenhum tipo de tratamento previamente.

No entanto, quando se trata de lixo elétrico, estamos falando de um potencial problema com múltiplas facetas: requer anos para sua total decomposição, potencialmente prejudicial para o solo e água, dentre outros fatores que contribuem para um problema global.

Por outro lado, há cada vez mais comunidades se movimentando em prol da reciclagem e coleta adequada dos materiais elétricos e eletrônicos, minimizando esse problema e, além disso, gerando renda.

Desse modo, o primeiro passo para realizar o correto descarte de material elétrico é averiguar se na sua região há algum tipo de coleta especializada, para que você possa se desfazer dos materiais com segurança.

Além disso, deve-se considerar que as ‘regras’ mudam de acordo com o local.

De modo geral, o descarte e eventual reciclagem dos materiais elétricos são definidos de acordo com o tipo de material. Saiba mais:

Lâmpadas

Não se deve descartar lâmpadas quebradas, queimadas ou até mesmo em boas condições no lixo comum de sua casa.

Os componentes da lâmpada irão determinar a sua trajetória. Por isso é imprescindível conhecer o tipo de lâmpada que está prestes a ser descartada.

As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, possuem diversos metais pesados, como o chumbo, mercúrio e cádmio – elementos que prejudicam o meio-ambiente.

Já as lâmpadas de LED, que estão cada vez mais ganhando a predileção e adesão dos usuários, não possuem esses elementos pesados e com potencial contagioso. Mas, ainda assim, requer descarte específico.

Desse modo, nenhuma dessas lâmpadas devem ser descartadas no lixo comum. Procure por empresas ou entidades públicas que fazem a coleta de material elétrico e eletrônico para se desfazer desses materiais.

Além disso, você também pode entrar em contato com o fabricante para mais informações a respeito!

Cabos e fios

Se ao fim de uma obra houver fios e cabos em boas condições, o melhor destino é sua reutilização.

Você pode guardar em um local seguro para conservar suas propriedades e utilizá-los quando eventualmente vier a precisar.

Se você não quiser acumular o material, considere doá-lo a alguém que esteja em processo de construção, reforma ou que venha a precisar desses cabos.

No entanto, se os fios estiverem em más condições e não derem para ser reutilizados, procure cooperativas ou programas de reciclagem específicos para este tipo de material. A mesma dica se aplica a outros materiais elétricos.

O importante é sempre estar em dia com o descarte adequado e garantir que não estará prejudicando o solo, além de evitar perigos e contaminações entre os coletores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *