O aterramento elétrico faz parte de praticamente todas as edificações, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais.
A importância desse sistema está especialmente na segurança e eficiência que ele proporciona.
Isso porque permite que em caso de descarregamento de partes metálicas, a corrente chegue ao solo, sem afetar os indivíduos.
Quer saber mais a respeito do aterramento elétrico? Continue lendo e confira as dicas exclusivas que a Himater preparou!
O que é aterramento elétrico?
O aterramento elétrico é uma espécie de caminho de backup à edificação.
Isso porque fornece uma rota alternativa para a corrente fluir de volta para o solo se houver uma falha no sistema de fiação.
Desse modo, facilita a conexão física entre o solo e os equipamentos elétricos e eletrodomésticos da sua casa em segurança.
A eletricidade em um sistema de fiação residencial consiste em elétrons que fluem através de fios de circuito de metal.
Desse modo, essa eletricidade está sempre procurando o caminho mais curto possível para retornar ao solo.
Portanto, se houver um problema com o fio neutro, o aterramento do sistema elétrico fornecerá um caminho direto para o aterramento e evitará picos de energia que podem causar riscos elétricos.
Como funciona o aterramento elétrico?
Em um circuito elétrico, há um fio ativo que fornece a energia, um fio neutro que carrega essa corrente de volta e um ‘fio de aterramento’ ou ‘fio terra’ que fornece um caminho adicional para a corrente elétrica retornar com segurança ao solo sem causar perigo a ninguém no caso de um curto-circuito.
Para isso, um condutor de cobre é conectado desde a haste de metal do sistema de fiação a um conjunto de terminais para conexões de aterramento no quadro elétrico.
Se os sistemas de fiação usam cabos elétricos cobertos de metal, o metal geralmente serve como condutor de aterramento entre as tomadas e o quadro.
No entanto, se os sistemas de fiação usarem um cabo revestido de plástico, um fio extra será usado para o aterramento.
A eletricidade sempre busca o caminho mais curto para a terra, portanto, se houver algum problema onde o fio neutro está rompido ou interrompido, é o fio terra que irá fornecer um caminho direto para o solo.
Essa conexão física direta permite que a terra atue como um caminho de menor resistência e evita que um aparelho ou uma pessoa se torne o caminho mais curto.