A abraçadeira tem como principal função fixar, vedar ou apertar tubos, eletrodutos, mangotes e afins, sendo um importante material para construções, reformas, consertos e trabalhos elétricos e hidráulicos.
Hoje em dia é possível encontrar uma série de variedades desse produto, de modo que cada um atende a necessidades específicas.
Além disso, existem diferentes materiais, como abraçadeira de plástico para tubos e abraçadeiras metálicas.
Confira abaixo os tipos de abraçadeira e quando usar cada uma delas!
Abraçadeira tipo copo
As abraçadeiras tipo copo são formadas por duas partes – uma, de base, que é parafusada à parede e a outra, que é parafusada à base, formando uma abertura cilíndrica, como a boca de um copo.
A principal aplicação desse material é para fixação de tubulações à parede ou outra superfície.
Rosca sem fim
Esse utensílio é muito comumente usado em oficinas e tem como um dos principais usos o aperto de mangueiras em algum tipo de conexão ou em algum caso que requer aperto mais forte.
Isso é possível graças à rosca sem fim que essa abraçadeira tem – quanto mais se aperta o parafuso, mais ela aperta.
Abraçadeira circular
O modelo circular tem como objetivo fixar, sustentar ou prender equipamentos em geral, seja em redes de energia elétrica, sistemas hidráulicos e tubos em geral.
É possível encontrar abraçadeira de plástico para tubos, bem como em outros materiais e configurações.
A abraçadeira Tigre Redux, por exemplo, oferece dupla proteção e resistência, combinando aço e borracha, além de oferecer maior estanqueidade por pressão e por vácuo.
Retangular
A abraçadeira retangular permite fixar o tubo que promove a descida da chuva dos telhados à parede.
Desse modo, esse item garante segurança e resistência durante a instalação de calhas.
Alguns dos benefícios que o material oferece incluem durabilidade, maior adaptação ao projeto e facilidade de instalação.
Abraçadeira condulete
A principal função da abraçadeira condulete é garantir a sustentação e fixação de eletrodutos e demais instalações elétricas externas de baixa tensão.
Pode ser uma opção utilizada em edificações residenciais, comerciais e eventualmente industriais, bem como ambientes corporativos, como espaços públicos.
Afinal, qual a importância das Abraçadeiras?
Como você deve saber, as abraçadeiras ajudam na fixação de condutores a uma superfície.
Sem elas, a edificação corre riscos de ser prejudicada. A mesma coisa acontece quando se utiliza material inadequado para a demanda.
Algumas coisas que podem ser fixadas com a ajuda das abraçadeiras incluem conduítes (eletrodutos), mangueiras, fios e afins.