Himater

Os relés compõem a parte elétrica e suas funções vão além de ligar/desligar algum componente. O nome é muito conhecido, mas nem todos sabem quais são suas utilidades. Além disso, existem muitos tipos de relés.

Eles são dispositivos elétricos cuja finalidade é realizar mudanças súbitas, mas predefinidas em um ou mais circuitos de saída. Para a realização dessa ação, o relé precisa atingir uma determinada condição, que varia de dispositivo para dispositivo. Saiba mais sobre o assunto!

Como funciona um relé?

O funcionamento do relé é muito simples. Quando uma corrente elétrica circula por uma bobina, um campo eletromagnético é criado e atrai um conjunto de contatos, que abrem ou fecham os circuitos. Depois que a corrente elétrica deixa de atravessar a bobina, interrompe-se o campo eletromagnético e os contatos retomam suas posições originais. 

Quais são os tipos de relé?

Hoje em dia, existem no mercado três gerações de relé. A variação delas está condicionada aos componentes que formam a estrutura e à forma de funcionamento:

  • Eletromecânicos: primeira geração;
  • De estado sólido: segunda geração;
  • Digitais: terceira geração.

Quanto aos tipos, os relés podem ser classificados conforme a função, pois é necessário não confundir o desempenho de cada componente. 

A função básica do relé é ligar ou desligar um circuito, mas há diferentes componentes eletrônicos que fazem com que um relé específico trabalhe com determinada finalidade. Os tipos de relés são:

Relés temporizadores

As temporizações variam de menos de um segundo até muitos minutos, a depender da aplicação e do modelo do relé selecionado. 

Os relés temporizadores são utilizados frequentemente nos quadros de comando. Porém, estão presentes também em lâmpadas e vários eletrônicos com programação para desligamento automático.

Relés térmicos

São destinados a qualquer ambiente em que seja preciso manter o controle da temperatura. Há uma lista ampla de exemplos, como ventilação, sistemas de ar condicionado, chocadeiras, frigoríficos, incubadoras, aquários e outros lugares. 

Relés de proteção

O relé de proteção atua segundo o funcionamento das correntes elétricas. Pode gerar campos eletromagnéticos que provocam modificações de estados dos contatos, ao ligar/desligar o sistema. Em sua maioria, os dispositivos desse tipo são digitais (terceira geração) e têm capacidade para mensurar tensão, isolamento, sequência de fases e outras coisas.

Outros tipos de relé

Os relés também podem ser fechados, abertos ou selados. Isso depende, em especial, do uso a que se destinam. Quando são abertos podem ser utilizados em lugares  ou equipamentos fechados, para que os dispositivos não fiquem expostos à sujeira ou à umidade, que podem causar danos aos componentes. Contudo, os relés fechados costumam ser mais usados porque têm a proteção de uma capa de plástico.

Os relés selados, por sua vez, são destinados a momentos em que o dispositivo fica em ambiente submerso. É comum encontrarmos o interruptor com relé, que serve para automatizar o acionamento de cargas elétricas, sem a necessidade de inutilizar interruptores

Já o relé fotoelétrico liga de forma automática durante a noite e desliga pela manhã. Pode ser usado tanto dentro quanto fora da edificação, pois resiste à umidade, chuva, ação dos raios ultravioleta. É ideal para residências, casas de campo, letreiros luminosos, jardins, postes, condomínios, indústrias. A ligação é feita através de conector padrão conforme a NBR nº 5123/2016, versão corrigida de 2016

Enfim, o que define o uso do relé, de forma básica, são as características dele. Por isso, devemos conhecer bem quais são elas para selecionarmos corretamente o modelo mais adequado para determinada função. 

Vamos continuar falando sobre materiais elétricos? Aproveite para ver agora 4 cuidados para tomar ao instalar caixa de luz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *