O pressurizador está relacionado ao fornecimento da pressão necessária para elevar a água até os pontos de consumo, como chuveiros e torneiras. Por exemplo, ao abrirmos a torneira da cozinha, a água do chuveiro fica mais fraca.
O sistema de pressurização tem a função de permitir que a pressão da água seja uniforme nos diversos pontos de consumo. Ele mantém a pressão da água, que transita pelas tubulações de um imóvel, em níveis regulares ou aumenta essa pressão.
Vamos aprender sobre pressurização e aparelhos usados para garantir o equilíbrio na pressão da água em diferentes pontos de consumo. Seja de uma casa ou de outra edificação.
O que é um pressurizador?
O pressurizador é um equipamento elétrico que mantém constante a pressão da água. Quando está ativado, potencializa a pressão e a vazão. Ele trabalha tanto com água fria quanto com água quente.
O aparelho desenvolve um trabalho parecido com o da bomba. Além disso, não é raro as pessoas combinarem pressurizador e bomba para levar a água aos reservatórios muito altos.
O que é um sistema de pressurização?
O sistema de pressurização de água é um conjunto de equipamentos, sendo muito comum em condomínios e indústrias. Ele é composto pelo pressurizador e por outros aparelhos, como o tanque de expansão.
O sistema de pressurização é mais recomendado em lugares onde há altas demandas. Por isso, podem integrar mais de uma bomba centrífuga para se conseguir resultados melhores, para alcançar um melhor desempenho. E não há aumento no consumo de energia elétrica, ao contrário do que muitos pensam.
Este sistema é utilizado para reduzir o desperdício de água, aliada a uma boa performance no consumo de energia elétrica.
É possível encontrar sistemas de pressurização para residências. Contudo, geralmente é utilizado em hotéis, indústrias, frigoríficos, hospitais, condomínios verticais e horizontais, e outros locais de grande porte.
Quais são as soluções mais modernas?
Atualmente, existem sistemas de pressurização diferenciados, que oferecem mais vantagens que os sistemas convencionais. É o caso, por exemplo, do sistema com tanque de pressão com diafragma da Dancor. O preço é acessível e ele é fácil de instalar, além de sua manutenção ser simples. O tanque com diafragma deve ser acoplado a uma bomba apropriada. O resultado é a continuidade e a constância nas pressões e vazões, sem custos adicionais com obras.
Com a bomba acoplada ao tanque, é possível a captação da água de reservatórios localizados em pontos altos ou baixos. Por exemplo, cisternas e poços. E, ao mesmo tempo, garantir a pressurização da rede hidráulica.
Outro modelo é o sistema pressurizador da Schneider SP. Ele possui controlador eletrônico de pressão, muito recomendado para casas e apartamentos. A coluna de água entre a bomba e o ponto mais elevado de consumo deve ser de, no máximo, 12 metros para a SP-12 C. No máximo de 15 metros para a SP-15 C e de 22 metros para a SP-22 C.
Se a altura for maior, o controlador não pode ser instalado diretamente na saída da motobomba. Entretanto, pode ser instalado em uma altura superior à da motobomba.
O sistema de pressurização de água da Schneider suporta elevar água fria e quente, com temperatura máxima de 55º C.
Na Himater você ainda encontra opções de bombas com inversor de frequência. A bomba Leopono Pressurizadora MAC, por exemplo, possui um sistema compacto e integrado que se ajusta automaticamente para atender à necessidade de pressão dos usuários. Além disso, conta com controle inteligente que aumenta e diminui a velocidade do motor conforme a quantidade de água. Assim, o gasto de energia é menor.
Ter um bom sistema de pressurização evita muitos transtornos do dia a dia. A estabilidade na pressão da água em todos os pontos de consumo contribui para um uso mais sustentável e econômico.
Está precisando investir em um sistema pressurizador? Precisa fazer uma reforma nas instalações de água? Veja 4 motivos para comprar materiais hidráulicos na Himater!