Himater

O gerenciamento de obras é um trabalho complexo e exige conhecimentos na área administrativa e no âmbito da construção civil. Trata-se de um serviço dinâmico cujo foco é a realização de projetos de engenharia e arquitetura. Somente a gestão responsável e adequada permite que a obra se efetive no prazo acordado e conforme o orçamento.  

Cada fase da obra precisa de planejamento para que seja efetuada corretamente, atendendo às expectativas do cliente do próprio gestor. Tudo parte, portanto, de um bom planejamento, que minimize ao máximo as possibilidades de imprevistos.

Para ajudar, vamos lhe mostrar na sequência como fazer uma gestão de obras eficiente. Venha conferir!

O que é, afinal, a gestão de obras?

A gestão de obras abrange o gerenciamento do tempo, das pessoas, dos recursos com a finalidade de cumprir o cronograma definido e o orçamento elaborado previamente. Isso significa que o gestor de obras deve se preocupar em entregá-las no período acordado com o cliente e gastando somente os valores orçados.

Enquanto o planejamento define os objetivos, a gestão os torna reais. Por esse motivo, gerir uma obra envolve a identificação de problemas e de alternativas que solucionem as situações mais complicadas. O gestor deve trabalhar desde o planejamento até a entrega do imóvel — somente assim a construtora consegue respeitar as metas e as diretrizes.

Como fazer a gestão de obras adequadamente?

O gerenciamento de uma obra não se limita ao controle dos recursos materiais ou humanos. Há pontos diferentes que precisam ser conhecidos e dominados, inclusive a qualidade das tarefas que são praticadas no canteiro de obras. Algo de fundamental relevância é administrar o orçamento, a contratação de mão de obra e de a compra/aluguel de equipamentos, além de manter uma comunicação eficiente com todos os envolvidos.

É possível realizar uma gestão parcial da obra, deixando os pontos mais complexos, que exigem maiores conhecimentos e experiência, sob a responsabilidade de engenheiros ou arquitetos. Também existe a figura do mestre de obras, que acompanha a execução do projeto seguindo o plano original.

Quais são as principais habilidades de um gestor de obras?

Para realizar uma gestão de obras produtiva e satisfatória, algumas habilidades se fazem necessárias, como:

  • Boa organização;
  • Capacidade de se relacionar bem com as pessoas, já que muitos profissionais estarão sob a liderança do gestor;
  • Um conjunto de conhecimentos abrangentes e multidisciplinares;
  • Larga experiência e treinamento;
  • Resiliência, que é a capacidade para encarar momentos mais complicados, mais difíceis;
  • Aplicação de boas metodologias e uso de ferramentas úteis.

Quais são as responsabilidades mais importantes do gestor de obras?

Depois das principais habilidades, convém detalhar as responsabilidades mais relevantes de um gestor de obras. Entre as mais relevantes, estão a contratação de profissionais e seu treinamento (caso seja necessário); a compra dos materiais; a coordenação de todas as fases de produção; e a gestão do orçamento.

Deve manter atenção também em relação a tudo que o cronograma registra. É conveniente fazer uma correta delegação de responsabilidades, além de ter boa supervisão das atividades, certificando-se de que estão sendo executadas da maneira certa.

No que se refere à compra de materiais, o gestor deve ficar atento para adquirir produtos de boa qualidade, mesmo que custem mais caro. O conceito de custo-benefício é que deve prevalecer. Em palavras simples, se o material custa caro, mas é mais seguro e eficiente, vale a pena comprá-lo. Se o produto é barato, mas de baixa qualidade, não convém adquiri-lo, pois a curto, médio ou longo prazo ele ficará mais caro, exigindo reparos e substituições. 

A gestão de obras requer muita responsabilidade e engajamento de todos. É fundamental adotar práticas “enxutas”, que evitam desperdícios e a compra desnecessária de materiais. Por isso, o gestor precisa manter um bom relacionamento com os trabalhadores, garantindo que suas orientações sejam entendidas e cumpridas.

O que achou do post, foi esclarecedor para você? Gosta de ler sobre construção civil? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber conteúdo atualizado e diversificado sobre esse setor. Em poucos alguns segundos você faz seu cadastro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *