Himater

O pressurizador é um equipamento hidráulico, que funciona a energia elétrica, cuja função é manter a pressão da água, seja em níveis normais, seja para aumentá-la, dentro do sistema de canalização de um imóvel. Quando ativado, o equipamento potencializa a pressão e a vazão e pode trabalhar sob diferentes temperaturas. Seu trabalho se assemelha ao de uma bomba d’água.

Os motivos mais comuns que causam problemas na pressão de água são a tubulação bloqueada ou entupida, as torneiras vazando, os vazamentos em canos externos ou internos, o posicionamento inadequado da caixa d’água, válvulas de retenção fechadas ou abertas. Neste post, falaremos mais sobre o funcionamento de um sistema de pressurização. Continue a leitura e confira!

Quais são os tipos de pressurizadores?

Os pressurizadores são, habitualmente, classificados nas categorias que seguem:

  • Com pressostato: é acionado quando acontecem quedas de pressão nos tubos, desligando-se quando se restabelece a força;
  • Com fluxostato: é ativado quando qualquer torneira do imóvel é aberta;
  • Com inversor de frequência: a pressão permanece constante, ainda que existam pontos de consumo diferentes na construção.

O que é um sistema de pressurização?

O sistema de pressurização uma unidade mais complexa cuja função é pressurizar as águas industriais e prediais. É formado por um pressurizador e outros elementos, como um tanque de expansão.

Esse sistema é mais útil em construções onde há grandes demandas. Pode trabalhar em conjunto com uma bomba centrífuga para conseguir um desempenho maior. Não há aumento no consumo de energia quando os dois equipamentos trabalham juntos.

O uso do sistema de pressurização é impedir o desperdício de água com um bom desempenho de energia elétrica. É muito utilizado em: indústrias, hospitais, hotéis, condomínios (horizontais/verticais), frigoríficos. Mas o sistema pode ser instalado em imóveis residenciais também. 

Que tipo de sistema escolher?

O funcionamento do sistema depende do tipo de pressurizador adotado. O pressurizador de pressostato diminui, por exemplo, o trabalho de uma bomba d’água que abastece reservatórios suspensos. Possui muita capacidade para superar alturas. O uso desse sistema é recomendado principalmente para caixas d´água ou cisternas situadas na parte de baixo da construção.

O pressurizador de fluxostato faz um bom serviço quando os pontos de consumo se encontram abaixo da caixa d’água. Recomenda-se que ele nunca fique no mesmo nível da caixa, mas sempre em posição abaixo dela. No caso de ser adotado, por exemplo, para atender a um ponto de consumo específico do imóvel, como a lavanderia, precisa ser instalado acima do equipamento.

O sistema com pressurizador de inversor de frequência é o modelo mais robusto e deve ficar em um lugar protegido. Dependendo do imóvel, pode ser construído um tipo de mezanino para que o sistema funcione bem. O usuário pode programar ciclos operacionais diferentes, garantindo assim o revezamento adequado de pressão para imóvel residencial ou empresa.

Quais pressurizadores estão disponíveis no mercado?

Não é suficiente saber o que é e como funciona o sistema de pressurização, é importante conhecer também quais as referências do equipamento no mercado. Alguns fabricantes produzem pressurizadores para qualquer atividade. Assim, fica mais fácil escolher o modelo mais compatível com sua necessidade.

É importante escolher boas marcas também devido à manutenção. As marcas que atuam amplamente no mercado nacional disponibilizam peças de reposição sempre que o consumidor precisar. Entre essas marcas podemos citar: Grundfos, Inova, Schneider, Lepono e Dancor

O sistema de pressurização promove, portanto, a estabilidade da pressão da água em uma tubulação, mas ainda pode aumentá-la se for necessária. Há pressurizadores de diferentes categorias que podem ser instalados em residências, indústrias, estabelecimentos comerciais, condomínios e assim por diante.

Veja mais sobre sistemas hidráulicos. Agora que já conhece os sistemas de pressurização e a sua relação com o reservatório de água, aproveite para saber também como limpar corretamente sua caixa d’água!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *