Himater

É importante ter um orçamento bem detalhado e preciso sobre a obra, afinal, é um documento que revela o total que será gasto na execução o projeto. A partir do orçamento, tanto o proprietário quanto a construtora podem reduzir gastos, mantendo um controle otimizado sobre todas as despesas.

Orçamentos mal calculados podem comprometer o andamento da obra. Pode faltar dinheiro para concluir os trabalhos e, talvez, seja necessário estender os prazos. Isso nem é bom para o cliente, nem para o construtor. Tudo que foge ao planejado representa mais gastos de tempo e dinheiro e pode mesmo desestimular os trabalhadores. Por isso, vamos dar algumas dicas de como fazer um orçamento de obra bem-feito. Confira!

1. Tenha o projeto e o memorial descritivo

Antes de tudo, convém que o profissional tenha o projeto executivo todo detalhado. Os desenhos do projeto oferecem informações necessárias para calcular os custos com mais precisão.

Esse documento deve ser acompanhado por um memorial descritivo, descrevendo quais os materiais que precisam ser aplicados conforme o departamento de criação.

2. Calcule os gastos para o orçamento de obra

O orçamento de obra tem como principal finalidade identificar os gastos de uma obra. É bom realizar uma análise detalhada por metro quadrado da estimativa da área do projeto que será coberta. Entendendo a importância dessa análise, o profissional poderá fazer cálculos mais exatos, evitando imprecisões no orçamento. 

Essas imprecisões são a causa principal das diferenças entre o custo orçado e a obra realizada. É fundamental levantar os gastos financeiros decorrentes e os gastos indiretos.

Integram os custos decorrentes: os materiais de composição, o quantitativo de estruturas, as louças, os revestimentos, os metais e outras instalações. É necessário tomar muito cuidado com os cálculos para que não sejam esquecidos alguns itens. 

Já os custos indiretos se referem a: consumo de energia elétrica e água, gastos com telefone, custos de transporte, equipamentos, pagamento com profissionais terceirizados, seguros, salários e assim por diante.

3. Leve em conta todos os tributos

Somando todos os gastos indiretos e decorrentes, é possível ter o custo total da obra. Basta adicionar todos os impostos que recaem sobre os serviços e encargos sociais, incluindo os trabalhistas. Há ainda as taxas de licenciamento, permissões e burocracia. 

Mas é importante compreender que custo difere de preço. Nessa fórmula ainda falta o lucro. O orçamento de obra obrigatoriamente precisa contar com o lucro. 

4. Adicione o lucro no orçamento de obra

O lucro é a remuneração que se pretende ter com a realização da obra. A construção é um investimento e quem atua na área deseja receber alguma coisa em troca dos serviços prestados. Vale lembrar que construção civil é uma atividade que envolve, além de muito trabalho, muitos riscos. Tudo requer planejamento cuidadoso e organização.

Uma dica é aplicar o percentual que se deseja em toda a planilha, de forma linear. Fechando os cálculos parciais, já se pode efetuar o somatório final. 

Um conceito importante para a construção civil é o CUB, ou Custo Unitário Básico. Para estimá-lo, deve-se levar em conta o custo de obras efetivas. Os profissionais podem comparar todas as informações, apresentadas nas tabelas do sindicato, com as informações de seus projetos particulares, considerando sempre uma área semelhante.

Por meio dessa comparação, percebe-se se o preço que foi estimado está realmente certo. Não há como fazer um bom orçamento de obra sem comparações. 

Voltando ao nosso cálculo final, multiplicam-se os cálculos parciais pela área de construção, juntamente com os itens não inclusos vezes os lucros e as despesas indiretas. Obtém-se assim o custo final. Para tornar tudo mais simples, dizemos que os custos somados aos lucros equivalem ao preço de venda.

Mostramos assim 4 dicas para realizar um orçamento de obra preciso, usando planilhas ou, de preferência, algum software específico.

E agora que já sabe algumas dicas para calcular custos e lucros de obras civis, aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e se manter sempre atualizado sobre os assuntos relacionados à construção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *