Himater

Há uma grande quantidade de materiais hidráulicos, entre equipamentos e dispositivos.  Alguns são essenciais, como os tubos e conexões, que funcionam como o sistema circulatório da rede hidráulica. Pelos tubos, circula a água. As conexões servem principalmente para integrar tubos de diferentes dimensões e fazer curvas no sistema.

Muitos fabricantes produzem esses equipamentos aqui no Brasil, mas é bom escolher boas marcas e os modelos mais adequados conforme a finalidade. Mostraremos aqui os melhores modelos de tubos e conexões para você usar em seus projetos hidráulicos. Que tal dar uma olhada e escolher melhor?

O modelo em PVC roscável de tubos e conexões

O modelo em PVC roscável é o melhor caso esteja precisando de uma solução prática. Nesse caso, os tubos e as conexões são confeccionados em PVC, um tipo de plástico mais resistente, e com forma de rosca para serem integrados a outros elementos.

A principal vantagem do modelo em rosca é que não necessita de soldagem, ou seja, uma conexão pode ser adaptada a outra ou a um tubo por meio da rosca. Basta girar para fazer o encaixe entre as peças. É um processo rápido e prático, que pode ser efetuado por qualquer pessoa.

Outro benefício importante desse modelo é que ele permite montar e desmontar o sistema hidráulico, o que faz dele um grande aliado na execução de projetos temporários.

O modelo em CPVC Aquatherm para sistemas aquecidos

A linha Aquatherm de tubos e conexões é dinâmica e atende a qualquer sistema de aquecimento, seja para residências ou para empresas. Dessa forma, é possível contar com água aquecida com higiene e segurança para diferentes finalidades.

O CPVC apresenta composição química semelhante à do PVC, mas contém cloro como elemento adicional, o que faz o material mais resistente a altas temperaturas e mais maleável. Já o PVC continua sendo a matéria-prima mais usada no Brasil para tubos e conexões com a finalidade de transportar água potável ou de esgoto em baixas temperaturas.

Os modelos confeccionados em ferro galvanizado

Há muitas peças que são confeccionadas em ferro galvanizado, como buchas de redução, curvas, flanges, tubos. O ferro galvanizado passa pelo processo de galvanização, em que é revestido com uma camada de zinco muito fina, que impede a corrosão.

Os tubos e conexões em ferro galvanizado têm diferentes aplicações, como o transporte de água, gás, vapor, óleo. Podem ser usados em redes de água quente ou fria, em redes de ar comprimido e em sistemas de combate a incêndios.

Também são aplicados em: redes de gasolina, óleo diesel, álcool e gás; equipamentos de refrigeração; caldeiras. Nas indústrias, podem formar sistemas que ajudam na produção.

O ferro galvanizado pode ser usado na captação, tratamento e distribuição da água e até nas ligações em ramais prediais e residenciais. Também é encontrado nas refinarias, nos sistemas de bomba de recalque, nos sistemas de ligação de equipamentos e de instrumentos e em eletrodutos (porque são compatíveis com atmosferas explosivas).

Outros modelos de tubos e conexões que valem a pena ser citados

Os modelos em PVC soldável também são muito bons e um dos mais utilizados. O processo de montagem do sistema hidráulico com esse tipo de material é simples, pois basta aplicar cola nos tubos e conexões para soldá-los. Esses modelos são ótimas opções para as instalações hidráulicas de qualquer tipo de construção.

Há também os modelos (para esgoto) em PVC Reforçado, resistentes a esforços mecânicos, a produtos químicos e a temperaturas mais altas, sendo ideais para conduzir efluentes em trechos que passam por maiores impactos internos ou externos, como subcoletores, tubos de queda, condutores verticais de água da chuva.

Outro modelo interessante são os tubos e conexões para esgoto em PVC da linha Redux, que são projetados para obras que precisam de maior conforto acústico, eliminando ruídos causados pelo escoamento hidráulico.

Os tubos e conexões de cobre se destinam a diferentes aplicações, como instalações de água quente ou fria e de combate a incêndios (sprinkler e hidrante). São úteis ainda para conduzir gases combustíveis, gases usados de forma medicinal e vácuo (serviços de saúde), em instalações industriais e para o descarte de óleo de cozinha.

Aqui no artigo você acabou de visualizar alguns dos melhores modelos de tubos e conexões para utilizar em sua construção, reforma ou infraestrutura hidráulica. Vale a pena reservar esta leitura como um pequeno guia para recorrer no futuro, quando precisar!

Quer continuar aprendendo sobre os melhores itens para sistema hidráulico? Curta a página da Himater no Facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *