Os tubos e as conexões de PVC são as mais populares. Servem a diversas finalidades. Mas há outros materiais que também podem ser usados na confecção desses produtos, otimizando seu uso. O PVC não é adequado, por exemplo, para conduzir água quente.
É importante conhecer os diferentes tubos, a matéria-prima usada, as características específicas, as necessidades da construção e assim por diante. Com o avanço do e-commerce, você pode também adquirir esses produtos em qualquer parte do Brasil.
Que tal ficar por dentro de 5 tipos de tubos e conexões indispensáveis para construções? Saiba mais com a leitura a seguir!
1. Os tubos e conexões de PVC roscável/soldável
Primeiramente, vamos falar dos tubos e conexões de PVC para conduzir água fria. Eles podem ser soldáveis ou roscáveis. Os produtos de rosca são simples de desmontar, o que facilita mudanças no futuro e a manutenção da rede em determinados pontos.
É usada uma tarraxa para fazer rosca na extremidade dos tubos e a fita veda-rosca ajuda a unir as conexões aos tubos. Os tubos/conexões roscáveis podem ser usados em casas, estabelecimentos comerciais e indústrias. Oferecem ótima resistência química e são ideais para instalações aparentes, resistindo a possíveis impactos.
Já os tubos e conexões de PVC soldável usam um adesivo plástico para unir as peças, dispensando equipamentos especiais. São leves e de fácil manuseio, podendo ser destinados a empreendimentos residenciais, comerciais e industriais. Resistem a produtos químicos, são econômicos e sua durabilidade chega a 50 anos.
2. Os tubos e conexões de PVC para esgoto
A categoria de PVC para esgoto é indicada para conduzir os dejetos e efluentes originados de vasos sanitários e mictórios do sistema predial de esgoto e ventilação. Há linhas diferentes para eles.
Há, por exemplo, o PVC Esgoto Normal e o PVC Esgoto Redux, que se destaca pela redução de ruídos. Enquanto o sistema convencional de esgoto propaga ruídos acima de 20 decibéis, o sistema Redux propaga somente 13,2 decibéis em um litro por segundo.
3. Os tubos e conexões de CPVC
Enquanto o PVC é um material plástico de policloreto de vinila, o CPVC é um material plástico de policloreto de vinila clorado. Os tubos e as conexões de CPVC oferecem elevada resistência à corrosão/oxidação e alta resistência mecânica.
Eles são indicados para qualquer sistema de aquecimento, conduzindo água quente com segurança e eficiência. O máximo de temperatura suportada chega a 80º C. Têm uma vida útil muito longa, dispensam revestimento térmico e também podem conduzir água fria.
4. Os tubos e conexões de cobre
Além do PVC e CPVC, há tubos e conexões de cobre roscável/soldável. Eles são usados principalmente em instalações de gás, mas também podem conduzir água fria ou quente.
Entre as características dos produtos de cobre, podemos destacar: a boa resistência química e à oxidação, a facilidade no manuseio, a boa resistência mecânica, a baixa tendência à incrustação (formação de crostas dentro dos tubos devido ao acúmulo de sais) e a possibilidade de ser reciclado.
5. Os tubos e conexões elétricos
No sistema elétrico, também são necessários os tubos e as conexões. O eletroduto (conduíte, condulete), por exemplo, é um tipo de tubo de PVC roscável/soldável que serve para proteger as instalações elétricas aparentes contra impactos.
Há tubos para instalações elétricas feitos em polietileno de baixa densidade (PEBD), enrolados em bobinas de 50 e 100 metros. Devido ao seu pequeno diâmetro, eles também são conhecidos como “mangueiras”. Há também conexões elétricas, como luvas e curvas.
Os tubos e conexões são produtos fundamentais em qualquer construção, sendo aplicados no sistema hidráulico e elétrico. A Tigre, como todos sabem se destaca na confecção deles, mas existem outras marcas seguras e confiáveis.
O que achou do post? Gosta de curtir imagens, artigos e vídeos interessantes sobre construções? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar nossas publicações: estamos no LinkedIn e no Facebook!