Himater

Os equipamentos hidráulicos são materiais artificiais geralmente obtidos a frio, por meio de um processo de hidratação. Os materiais pulverulentos são submetidos à incorporação de água, de forma que adquirem coesão e uma resistência natural à água. Esses equipamentos podem ser fabricados ou até pré-moldados.

Eles se fazem presentes em diferentes partes de uma construção, como a cozinha, os banheiros, lavabos, lavanderias e muitos outros. Há grande variedade dentro desse conjunto: torneiras, tubos e conexões, ralos, vasos sanitários e muito mais. Mas quais deles se destacam pela resistência? Vamos indicar 3 características que merecem ser avaliadas em um equipamento hidráulico resistente, confira!

1. O equipamento hidráulico suporta bem os impactos

Um bom equipamento hidráulico deve oferecer boa resistência a impactos. Há alguns materiais que são mais frágeis, mas de modo geral eles precisam suportar bem as pancadas e quedas. A tendência dos fabricantes hoje em dia é criar equipamentos que possam suportar cada vez mais impactos diversos, ou seja, possam ser realmente mais duráveis.

Nesse sentido, a busca por matérias-primas sintéticas com mais durabilidade é uma constante. Atualmente, existem diferentes tipos de matéria plástica que suportam pancadas e quedas sem sofrer danos consideráveis, sendo que algumas podem retomar a sua forma original mesmo depois de amassadas, ou seja, sofrem deformação temporária.

Não somente o plástico, mas as pesquisas com metais visam desenvolver materiais cada vez mais resistentes aos impactos. O aço inox, o ferro galvanizado e algumas ligas são exemplos de materiais com alta durabilidade.

2. O material suporta grandes variações de temperatura

No caso de tubos e conexões, por exemplo, há variados modelos capazes de suportar a passagem de água fria e de água quente, sem sofrer rupturas. O ideal é escolher os modelos mais adequados para a necessidade da infraestrutura que se pretende montar, pois alguns produtos não se mostram aptos a receber água quente, nem podem ficar expostos ao sol por muito tempo, porque ficam ressecados. 

O CPVC, por exemplo, é um material que resiste bem à água em alta temperatura, sendo muito bem aproveitado em tubos e conexões destinados a sistemas de aquecimento.

3. Os equipamentos devem suportar bem a pressão da água 

Outra característica importante para um equipamento hidráulico resistente é suportar bem a pressão, principalmente as tubulações, as bombas, as válvulas e as descargas. Claro que sempre há um limite pensado e que deve ser indicado no material: além daquele ponto de tensão, o equipamento não vai conseguir um bom desempenho e poderá se romper.

Tecnicamente, a pressão é medida por meio da unidade m.c.a. (metro por coluna de água). Todo o sistema hidráulico de uma edificação deve ser capaz de suportar a pressão da água que circula pelos tubos, a fim de evitar vazamentos em diferentes locais, infiltrações e outros problemas que podem envolver acidentes mais graves.

Válvulas metálicas que não suportam devidamente a pressão a que estão submetidas dentro de um sistema podem ser arremessadas a grandes distâncias (dependendo da intensidade da pressão) e causar estragos em bens materiais, além de ameaçar a integridade física das pessoas. 

Nesse cenário, pode ser interessante investir em tanques de pressão, que são destinados a absorver a expansão da água que ocorre em sistemas de aquecimento por causa da variação da temperatura. Consistem em equipamentos de segurança que ajudam a prevenir sérios transtornos!

Falamos de três características importantes para que um equipamento hidráulico seja considerado efetivamente resistente. Claro que é preciso selecionar os modelos que mais se ajustem ao seu propósito, considerando que há sempre modelos mais resistentes que outros.

A marca também diz muito sobre a resistência dos produtos. Por isso, venha conferir a lista das 3 melhores marcas de materiais hidráulicos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *